© 2019 por Fabiola Notari

  • Instagram - Black Circle
  • facebook
  • googleplus

Projetos Artísticos  curadoria - produção -  difusão

Vitrine expositiva
ca.sa de pa.pel

“Ao longo dos anos vi livros destinados a equilibrar a perna manca de uma mesa; vi livros convertidos em mesa de cabeceira, dispostos em forma de torre encimada por um pano; muitos dicionários aplainaram e prensaram mais objetos do que as oportunidades em que foram abertos, e não poucos livros guardam, dissimulados nas estantes, cartas, dinheiro, segredos. As pessoas também alteram o destino dos livros.” (Carlos María Domínguez. A casa de papel)

A vitrine expositiva ca.sa de pa.pel poderia ser um desses objetos listados e comentados por Carlos María Domíngues na citação acima, no entanto, a diferença estaria na importância que o livro ganharia, teria papel de destaque, tornando-se personagem principal do enredo narrativo.

A vitrine toma emprestado o título do livro – casa de papel – como uma forma afetiva de aproximar o livro ao cotidiano do outro. Aqui os livros narram histórias, possuem capa e miolo, mas transformam os limites dos livros ditos “tradicionais”.

Um dos objetivos principais desse espaço/objeto expositivo é alcançar possíveis “leitores”, amantes dos livros e apaixonados por arte. O conteúdo das mini mostras são centradas na intersecção entre literatura e artes visuais, e por conta de sua fácil mobilidade, é possível ser itinerante.

Casa Contemporânea | São Paulo - SP

Palestra
Entre páginas: o livro de artista
como prática e outras narrativas

Na palestra Entre páginas: o livro de artista como prática e outras narrativas buscou-se apresentar de maneira breve e sucinta o universo do livro de artista, aproximando o fazer e pensar artístico do livro de artista com a história e prática do livro – literário, ilustrado e de arte – traçando paralelos com a história da arte.

Casa Rui Barbosa | 23/03/2018 | Rio de Janeiro - RJ

Exposição
(des)limite(s): livro(s) de artista(s)

A exposição (des)limites: livro(s) de artista(s) foi idealizado pela Casa Contemporânea em parceria com a artista, pesquisadora e curadora Fabiola Notari. Essa iniciativa teve a colaboração de artistas frequentadores da Casa Contemporânea, os quais possuem parte de sua produção artística voltada ao universo do livro de artista e livro-objeto.

 

Durante a exposição bate-papos e oficinas foram organizados pelos expositores e convidados, momentos de compartilhamento de conhecimentos e vivências. Essa exposição foi resultado de uma campanha de crowdfunding. Sendo a Casa Contemporânea um espaço multidisciplinar voltado às artes contemporâneas e os artistas envolvidos sendo pesquisadores e educadores atuantes em diversas áreas culturais, reforçou ainda mais a importância da realização dessa mostra, a qual baseou-se na tríade produção, difusão e reflexão.

Casa Contemporânea | 23/09 a 28/10/2017 | São Paulo - SP

Marcia Rosenberger